A par da discussão de questões fulcrais para o desenvolvimento do país e para a sobrevivência dos seus representantes, as associações deverão dar vida a ações que visam ajudar a formar as ideias de grupos mais restritos, das quais resultam as soluções operacionais ou legislativas para os problemas de enquadramento da atividade empresarial em geral, e de um setor específico em particular.
 
Desde a primeira hora, a trabalhar o futuro, a AIMMAP é o resultado da vontade de construir e de progredir de um punhado de industriais, imbuídos do mesmo espírito.

A origem da AIMMAP remonta a 1957, sendo uma das mais representativas associações setoriais do país, cujo objeto principal é servir os seus associados, orientando-os na melhoria da competitividade e modernização e fazendo-o de forma continuada e duradoura.

Apoiada ao longo dos anos por homens que lhe sacrificaram algum do seu tempo e lhe emprestaram o seu dinamismo e iniciativa, a AIMMAP orgulha-se, de dispor de capacidades instaladas que, no seu conjunto, constituem uma base de suporte fulcral para as empresas associadas e para o setor em geral.
 
Fruto de uma atuação concertada em domínios de importância estratégica para a modernização do setor metalúrgico e metalomecânico, a AIMMAP dispõe, hoje, de um aparelho logístico e organização que coopera com organismos públicos e, através do qual, põe à disposição das empresas um conjunto importante de serviços e apoios.
 
A sua missão é contribuir para a promoção e dinamização do setor, fornecendo o apoio técnico, tecnológico, de formação profissional e logístico, tendo como objetivo um forte desenvolvimento sustentado do setor que representa, possuindo hoje um papel determinante no seio do patronato português.